Tecnologia do Blogger.

Informativo semanal. #1 - Café


Quem aí gosta de café? Eu amo café. Bebo desde que eu tinha 6 anos de idade. Posso dizer que eu sou dependente da cafeína. xD
Mas quem bebe café, sempre escuta coisas como "Vai dá problema no coração hein!" ou então "Você ainda quer durmir de noite?"

Pesquisei um pouco sobre os benefícios e malefícios do café, e fiquei um pouco espantado com algumas coisas.




Benefícios :


 A cafeína é estimulante do sistema nervoso central e da circulação cerebral, transmitindo uma sensação de energia ao indivíduo. Esta substância aumenta o estado de alerta mental e a capacidade de concentração. É, contudo, falsa a idéia que o café combata os excessos do álcool. A cafeína é utilizada com alguma freqüência em produtos farmacêuticos, nomeadamente em composições para inibir cefaléia e constipações.
Outra pesquisa mostrou que a cafeína aumenta a secreção gástrica ácida.
Estudos demonstram que a redução da cafeína no período que precede a menstruação diminui os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).
A maioria das pessoas que consomem café diariamente desconhece as substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos:


- O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas como o álcool. Além disso melhora a atenção e, conseqüentemente, o desempenho escolar.
- O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
- O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
- Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína.

- Melhora a taxa de oxigenação do sangue.
- O consumo moderado de café não interfere na absorção do cálcio e não causa osteoporose.
- Ao contrário do que se pensava, o consumo moderado de café pode fazer bem ao coração.








Malefícios :


O excesso de café pode, em alguns indivíduos, provocar palpitações, mãos trêmulas, ansiedade e incapacidade para dormir. As opiniões médicas dividem-se em relação às conseqüências no consumo excessivo do café, variando muito de individuo, para individuo, o limite onde o café deixa de ser um prazer para passar a causar alguns transtornos. A acidez da bebida pode, eventualmente, em indivíduos com problemas gástricos provocar alguns problemas. O café descafeinado não retira a acidez à bebida. Os grãos de café contêm substâncias chamadas cafestol e kahweol, que aumentam o colesterol sanguíneo.
Uma pesquisa correlacionou a dor de cabeça nos fins de semana com o hábito do brasileiro de tomar grandes quantidades de café durante o expediente. Os pacientes reduziam drasticamente o consumo nos fins de semana e um dos sintomas de abstinência era a dor de cabeça.
Nas mulheres, a cafeína em excesso é capaz de atravessar a placenta e entrar na circulação fetal. Há riscos de aborto, nascimento de bebês pequenos e de parto prematuro, mesmo se ingeridas pequenas doses.


- Ação diurética compulsivo causadora de perda de minerais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais.
- Causa enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B.
- Possui relação direta com a doença fibroquística (eventualmente percursora do “cancer da mama”).

- Pode causar o aparecimento de polipos (primeiro estágio do cancer no aparelho digestivo), verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas.
- Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.
- Provoca uma maior secreção de ácido clorídico, causando irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.
- Sua ação é acidificante do sangue, propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúngicos. 



O sentido desse post não é fazer você parar de beber café. Eu não irei parar de beber. É mais para você que toma bastante café igual, assim como eu, saber os riscos que essa bebida faz.

Bom, irei agora descer e fazer café pra beber. :)

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO